domingo, 24 de janeiro de 2010

é em euro, mas tem desconto

HALLO, WIE GEHT´S?

acabo de voltar de um fim de semana em hamburgo, o que me inspirou para escrever um pouco sobre algumas facilidades e brodagens que ocorrem aqui na alemanha.

sexta-feira, 11h30, estacao Zoologischer Garten, encontrar com Isaac, na frente da Mc Donald´s. tudo o que sei sobre ele é que ele tem um Audi A3 preto e que vai me levar pra hamburgo. o nome disso é mitfahr.

vida boa # 1
mitfahr

traduzindo pro portugues seria "viajar com". o esquema é o seguinte: voce entra nesse site, o mitfahrgelegenheit, e diz onde voce está e pra onde voce quer viajar (aqui dentro da alemanha). entao, aparecem mil ofertas, com horários e precos. geralmente, uma viagem de onibus (berlim-hamburgo, 3h de viagem, sai por 30 euros). com o mitfahr, voce encontra por uns 12, 13 euros, e se der sorte ainda mais barato. entao, depois de escolhido o mitfahr, é só ligar pra combinar o treffpunkt (ponto de encontro). e aí geralmente sao em estacoes centrais, de fácil acesso.

pronto, a viagem geralmente segue tranqüila, a estrada daqui é livre, sem limite de velocidade. o carro anda a 170km como se fosse 80km nas estradas do nosso brasil.

chegando à estacao central da cidade combinada, paga-se o combinado e segue viagem, sem mais delongas.

fui e voltei assim. 3h pra ir, 3h pra voltar, 27 euros muito bem gastos.

além disso, outro esquema legal é o mitnehmen do fim de semana com o fahrkarte (o ticket mensal de transporte).

vida boa #2
mitnehmen BVG

eu recebo da família onde trabalho um cartao de transporte (como o nosso passe-fácil) mensal. entao tenho ida e volta livres, sempre. mas isso nao é a parte legal.
o legal é que quem possui esse cartao, pode durante a semana depois das 21h e nos finais de semana (tempo integral!) mitnehmen (carregar, levar) outra pessoa sem precisar pagar nada :D

isso significa que sempre que joao tá aqui, por exemplo, ele tem essa boquinha de andar de grátis nos finais de semana ;) ah! o ticket também permite levar, além de 1 adulto, mais 3 criancas com menos de 13 anos. uia, eu meus pimpolhos! :)))

e, por fim, pra falar das delícias de berlim, da coisa fácil e simples de se viver, tem o esquema de tandem-partner. tá a fim de aprender uma língua, sem precisar ir pra escola de idiomas? ou simplesmente sair pra tomar um café e trocar experiencias sobre a língua e costumes seu e do seu tandem? pronto, marca e vai!

vida boa #3
tandem-partner

no post passado, eu falei do meu encontro com meu tandem, mas falei tao por cima que talvez alguns nao tenham entendido como funciona. o esquema é o seguinte: vai no google, bota tandem partner e a cidade que voce tá. eu, no caso, berlim. entao, corre pra procurar quem tá a fim de aprender portugues e que fala alemao. eu achei daniel. nos encontramos e foi muito legal a experiencia. pois nao falamos (quase nao falamos) de gramática, falamos mais de expressoes, cultura, música e coisas do genero. o bom é voce respirar um pouquinho a cultura do outro, entender um pouco como se pensa e como se fala o que se pensa. além disso, é mais um contato pra um possível café, uma possível exposicao legal na cidade, uma possível passeada num dia mais quentinho (que nao seja -11, como agora!). e o melhor de tudo, de grátis! o que importa é o prazer da companhia e o que se ganha é tudo isso que falei aí em cima. troca de experiencia, pros dois.

ah! e só pra matar voces de inveja, uma garrafa de vinho merlot frances custa apenas 1,30 euro.

boa semana pra todos!

beijos e bis bald ;)

7 comentários:

  1. merlot me dá uma ressaca imoral. a ressaca moral tenho quando nao bebo tanto. mas to me superando, esse ano ainda nao tive essa segunda qualidade de ressaca. ah, mas e daí?
    achei vinho muito bom por 3 euros no ulrich.
    aí que preguica de escrever. só faltam mais dois parágrafos e acabo o primeiro trabalho que tenho que acabar nessa semana que acaba de comecar.
    tem uma alema com os olhos esbugalhados aqui na minha frente.
    ainda nao comprei o ingresso do vampire weekend. pensando em esperar até o dia 08 e ver como fica toda essa coisa de berlinale. ou será que seria muito em cima?

    ResponderExcluir
  2. mt bom ler sobre tua vidinha ai..
    saudades.

    ResponderExcluir
  3. eu sempre to nesse esquema da vida boa n#1 hehehehehe
    sempre na ´´caroninha´´

    ResponderExcluir
  4. OH menina! você não acha que está gostando muito daí não? Menos, vida boa é aqui, viu.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. kilma, nao se desespere! eu vooooolto, recife! hahaha. beijos!

    ResponderExcluir