segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

PRAGA

HALLO, WIE GEHT´S?

tudo isso aconteceu ainda no ano passado, mas as impressoes ainda estao fortíssimas na minha mente e ainda nao foram devidamente aqui registradas. os últimos dias de 2009 foram vividos em outro país, outra língua, outra cultura: República Tcheca.

sobre praga, capital do país, só tinha ouvido as melhores recomendacoes. todos diziam adorar a cidade, se encantar pela cidade, querer voltar na cidade...sim, posso dizer que faria tudo outra vez, se possível fosse, mas por favor, sem os tchecos, please ;)

tem como tirar toda a populacao de lá e deixar só pessoas educadas, de bem com a vida, que nao se incomodem em receber turistas?

pois bem, o resumo da história é que fomos hostilizados por (quase) todos os tchecos que conhecemos, em restaurantes, farmácias, bares...as únicas pessoas simpáticas foram gregas e eslovacas :D a cidade tem sim seu charme, é inegável. dá pra correr tudo a pé, conhecer os castelos, as igrejas, as construcoes antigas, ver também um pouquinho de modernidade...o fato é que praga é uma cidade turística. na charles bridge, um dos pontos mais turísticos da cidade, era fácil ouvir alemao, italiano, espanhol, russo, mandarim e o que mais de língua se existe nesse mundo. além da cidade ser bem barata (27CZK = 1EUR, sendo que 1 cerveja de 500ml pode ser comprada por 19CZK), eles realmente sabem explorar o que a cidade tem de melhor. é fácil ver que tudo lá vive e sobrevive com o turismo. o que é difícil entender é como as pessoas que moram lá nao absorvem isso e tratam os turistas como verdadeiros inimigos, sanguessugas da sua cidade.

mas apesar dos pesares, a cidade é maravilhosa e nao faltou disposicao pra eu tirar centenas de fotos por lá. nosso reveillon foi sensacional. passamos na beira do rio Vltava, vendo a queima de fogos que acontecia do alto da charles bridge. além de tudo, reencontrei meu cunhado, Luiz Paulo, e Débora, que moram em sevilla. de quebra, depois do ano 2009, eles ainda vieram passar 1 semana comigo aqui em berlim. essa facilidade da europa é o que há!

enfim, fotos no orkut. e pra sentir à flor da pele o que praga é e que praga sao os moradores, vai lá!

beijos e bis bald ;)

2 comentários:

  1. Alex, do Alex Bistrô, comentou isso comigo. Disse que lá em Praga eles se sentem invadidos, certas vezes, da mesma forma que os parisienses.

    Há quem goste dos franceses, mas eu não gostei do que vi. Enfim.

    Em Praga, não tive problemas. Talvez por isso eu tenha me apaixonado! :)

    ::*

    ResponderExcluir
  2. Pô, a Praga é linda, pena eles serem uma praga. ¬¬

    vamos se veeeeeer, né possííível com essa mobilidade européia! =*

    ResponderExcluir