quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O Perfume

HALLO, WIE GEHT´S?

Cheiros. Procuro cheiros. cheiros das pessoas, das frutas, das flores, da terra,
das comidas, das bebidas, de Berlim. É difícil encontrar, sao cheiros que nao exalam, simplesmente cheiram. Talvez por isso tenho tido tantas surpresas ao receber elogios do meu perfume.

A primeira reacao veio de um grande amigo. Ainda nao nos conhecíamos (apenas no mundo virtual) quando pegamos o mesmo onibus. Ele ouvia música quando, de repente,
sentiu um cheiro, mas nao qualquer cheiro. Um cheiro que reavivou lembrancas da sua adolescencia, fazendo ele parar de ouvir música para sentir melhor esse cheiro e prolongar essa sensacao de memórias revividas. Descemos na mesma estacao, vamos pegar o mesmo metro. E entao, nos reconhecemos e nos cumprimentamos. De noite, ao chegar em casa, recebo um e-mail contando o caso "o perfume". No final, ele pedia "peloamordedeus" o nome desse perfume.
Falei, acabei o mistério.

Depois desse, vários outros foram os episódios, dos elogios mais rasgados às perguntas mais intrigantes do tipo "hummm, conheco esse cheiro" ou "esse perfume nao é o tal?"

Quase 1 ano depois, entro no metro e antes da porta fechar, entra correndo um alemao, na faixa dos seus 30 anos, com jaqueta preta, ainda recuperando o folego, senta na minha frente, respira fundo e fala "Olá, boa noite, desculpa o incomodo, mas sigo voce desde a parade de onibus e estou completamente intrigado com o seu perfume. Voce pode me dizer como chama?" Eu, na hora, senti um pouco de medo, lembrei do livro de Patrick Süskind. Será que ele nao era um assassino atrás da fragrancia perfeita e eu era a sua próxima vítima? Parei, processei a informacao e respondi, em bom e correto alemao "Desculpe, mas esse é um perfume brasileiro, voce provavelmente nao deve conhecer". Essa conversa foi o tempo de uma estacao a outra e o alemao despediu-se, agradeceu, me desejou boa noite e desceu na estacao.

E assim, já estou no meio do meu segundo frasco de perfume.

beijos e bis bald ;)

2 comentários:

  1. Afinal de contas, qual o perfume? ;)

    E alguém já descobriu um jeito de lembrar de um cheiro sem senti-lo? Eu não consigo lembrar do cheiro do metrô de Berlim andando nos ônibus de Recife.

    ResponderExcluir
  2. AHHH que lindo post!

    Esse seu perfume revira minhas memórias mais profundas. Agora quando sinto, só me lembro de você e do Daniel, o menino cabelo chanel com os braços pra cima..

    ResponderExcluir